Rayssa Leal de 16 anos conhecida carinhosamente como "Fadinha", conquistou o coração de muitos ao garantir a medalha de bronze na competição de skate street feminino. No entanto, um gesto feito durante a sua apresentação gerou uma possível punição.
Rayssa Leal fez um gesto religioso, sinalizando para Jesus em libras. Com sinais, a jovem skatista disse que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida” Essa atitude, embora seja uma expressão de fé pessoal, pode ser considerada uma infração às regras que proíbem manifestações religiosas em eventos esportivos como as Olimpíadas.
As possíveis punições para Rayssa Leal ainda não são definitivas e podem variar. Algumas das possibilidades incluem são: Uma simples advertência por descumprimento das regras, Uma multa financeira, que pode variar de acordo com a gravidade da infração, Uma suspensão temporária da participação em futuras competições, Em casos mais graves, a medalha conquistada poderia ser retirada.
Em entrevista Rayssa disse!
Rayssa Leal afirmou que não tinha a intenção de desrespeitar as regras e que apenas expressou sua fé. Ela também disse que ainda não havia recebido nenhuma notificação oficial sobre qualquer punição.
Em 2023, o Ministério de Esportes da França, através da ministra Amélie Oudéa-Castéra, determinou que o uso de símbolos religiosos durante as Olimpíadas seriam proibidos. A medida, inclusive, fez com que algumas atletas francesas não disputassem os jogos por conta da utilização do Hijab, o véu islâmico da religião muçulmana.
É importante ressaltar que o caso de Rayssa Leal levanta um debate sobre a liberdade de expressão e a religião em eventos e no esportivos.
Assista o video em que Rayssa fala Libras “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”
Canal Cristãos na Web no Youtube Clique no Link:
Fonte: O Globo/ Uol/ Folha de São Paulo
Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP e Gaspar Nóbrega/COB