Moradores do conjunto da Cohab, Campina e Agulha, em Icoaraci, estão há mais de uma semana sem água nas torneiras das residências. De acordoo com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) o problema foi ocasionado por fissuras no revestimento interno do poço tubular profundo, o que ocasionou a entrada de materiais e sedimentos, deixando a água imprópria para consumo.
Vistoria e diagnóstico
Para acompanhar as ações emergenciais, que estão sendo adotadas para solucionar o problema de abastecimento, equipes da Agência Reguladora de Belém (Arbel) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic) realizaram, nesta sexta-feira, 11, uma fiscalização emergencial, objetivando obter um diagnóstico das reais condições técnicas operacionais do setor. Além da vistoria nos pontos de intervenção, as equipes conversaram com moradores afetados pela falta de água no distrito.
Uma das frentes de ação da Cosanpa visa colocar o poço afetado novamente em operação. “O problema foi confirmado por meio de filmagem interna do poço. Agora, os técnicos da Cosanpa estão fazendo o ‘encamisamento’, que consiste na instalação de uma coluna de revestimento, a fim de impedir que esses fragmentos (materiais e sedimentos) venham ser bombeados, danificando o conjunto motor bomba e inviabilizando a utilização do poço”, explicou a assessora técnica e engenheira da Arbel, Evelyn Souza.
Em outra frente de ação, um novo poço está sendo perfurado para garantir a segurança hídrica e operacional, além de aumentar a produção (demanda) de água nos locais afetados. “De acordo com Cosanpa, a previsão é que esse novo poço tubular profundo esteja em funcionamento em até 30 dias. Com a implantação do novo poço, também será necessária implantação de subestação elétrica e quadro de comando para o início da operação”, completou a engenheira da Arbel.
Medidas emergenciais
Para suprir a necessidade de água nos locais afetados, a Cosanpa disponibilizou caminhões-pipa, que estão fazendo o serviço de distribuição de água nas residências, e 10 reservatórios com capacidade para 5.000 litros cada. Esses reservatórios foram distribuídos em locais sugeridos pelas lideranças comunitárias das áreas atingidas.
“Ainda que a responsabilidade pela prestação e operação do abastecimento de água não seja de competência do município de Belém, nós viemos aqui hoje verificar de que forma as ações estão sendo executadas pela Cosanpa. Vamos ficar atentos às ações realizadas, prazos para conclusão dos serviços e a assistência que está sendo dada para os moradores atingidos”, ressaltou o agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto.
Moradora da 3ª rua da Campina, a autônoma Solange Silva trabalha com produção de marmitas e depende de água para produção dos alimentos e lavagem dos utensílios da cozinha. “Sem água a gente não consegue trabalhar e manter o sustento. O fornecimento de água nessas caixas d’água deu um alívio, mas queremos que esse transtorno acabe. Pelo menos vocês vieram aqui hoje nos dar uma satisfação do que está sendo feito”, ressaltou a moradora.
Locais dos reservatórios fixos instalados:
1 – Canteiro central da Av. Contorno Sul
2 - Travessa N-07 em frente ao setor da Cosanpa
3 - Travessa N-04 em frente ao poço da Cosanpa
4 – Av. Contorno Norte, esquina com a Rua Moura Carvalho
5 – Av. Contorno Leste, esquina com L-5
6 - Rua Moura Carvalho, esquina com 3ª rua da Campina
7 - Tv. Bom Jesus, entre 4ª e 5ª rua da Campina.
8 - Rua Júlio Gomes, esquina com a rua bom jesus.
9 - Passagem Triângulo, esquina com rua 8 de Maio.
10 - Praça atrás do Hospital Aberlado Santos.
Fonte: Ag.Belém / ADIC
Por Lauro Lima
Foto: Arbel ASCOM