No último domingo, 18 de maio, na Praça da República, ocorreu uma importante ação promovida pela 1ª Promotoria da Infância e Juventude, representada pela promotora de Justiça Sintia Maradei, e pela 3ª Promotoria da Infância e Juventude, representada pela PJ Albely Lobato e equipe técnica. A iniciativa faz parte das atividades alusivas ao Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e reforçar o compromisso na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, o evento contou com atividades educativas, distribuição de materiais informativos e momentos de reflexão sobre a importância de denunciar qualquer situação de risco ou violação.
O evento contou com a parceria da 1ª Vara da Infância de Belém, COMDAC, Conselheiros Tutelares, Prefeitura de Belém por meio da FUNPAPA, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo SEMCULT, Secretaria Municipal de Educação - SEMEC, e o Centro de Referência em Inclusão Educacional-CRIE. Na ocasião, as autoridades presentes destacaram a necessidade de fortalecer as ações de prevenção e de garantir ambientes seguros para o desenvolvimento infantojuvenil.
A iniciativa reforça o compromisso das promotorias de justiça de atuar de forma preventiva e repressiva, promovendo uma sociedade mais segura e justa. Nesse sentido, a campanha Maio Laranja corrobora a responsabilidade de todos na luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, promovendo uma cultura de denúncia e proteção.
A sociedade é fundamental nesse combate. Denuncie qualquer situação de abuso ou exploração sexual.
Reprodução: MPPA
Texto e fotos: 1ª e 3ª PJ da Infância e Juventude, com edição Ascom/MPPA
Fonte: Promotora Sintia Maradei