Na tarde de quinta-feira, 14 de dezembro, em continuidade às celebrações pelo transcurso do Dia Nacional do Ministério Público, iniciado com sessão solene do Colégio de Procuradores no período da manhã, o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., realizou, a partir de 14h, a nominação dos prédios do Ministério Público do Estado do Pará, localizados no bairro da Cidade Velha.
Foram nominados quatro prédios, em homenagem a membros da instituição que prestaram relevantes serviços ao Ministério Público do Estado do Pará e se notabilizaram pelo saber jurídico, atuação em suas atividades de execução e desempenho nas funções que ocuparam no decorrer de suas carreiras.
Além do PGJ, César Mattar Jr., acompanharam o ato de nominação dos prédios integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça; promotores de Justiça; os Subprocuradores-Gerais de Justiça, Ubiragilda Pimentel e Eduardo Barleta; o Corregedor-Geral, Sérgio Tibúrcio; o Ouvidor-Geral, Geraldo Rocha; o Presidente da Ampep, Alexandre Tourinho; o Presidente da Conamp, Manoel Murrieta; servidores do MPPA; e familiares e amigos dos homenageados.
Os prédios nominados foram: Arthur Cláudio de Oliveira Mello (prédio-sede); Willibald Quintanilha Bibas (Anexo I – Promotorias de Justiça Cíveis); Américo Duarte Monteiro (Anexo II – Promotorias de Justiça Criminais); e Ruy Republino Gonçalves e Silva (Promotorias de Justiça da Infância e Juventude).
O Procurador de Justiça Arthur Cláudio de Oliveira Mello ingressou no Ministério Público do Estado do Pará no dia 15 de março de 1979. Foi chefe do Ministério Público como Procurador-Geral do Estado a partir de 1979. Como Procurador-Geral de Justiça comandou a instituição no período 1982-1989.
O Procurador de Justiça Willibald Quintanilha Bibas ingressou no Ministério Público do Estado do Pará em 28 de setembro de 1954 e assumiu o cargo de Procurador de Justiça no dia 27 de janeiro de 1983.
O Procurador de Justiça Américo Duarte Monteiro iniciou a carreira no Ministério Público do Estado do Pará no dia 9 de fevereiro de 1973 e tornou-se Procurador de Justiça em 9 de abril de 1987.
O Procurador de Justiça Ruy Republino Gonçalves e Silva ingressou na carreira do Ministério Público do Estado do Pará na data de 5 de dezembro de 1958 e foi promovido a Procurador de Justiça em 27 de janeiro de 1983.
Texto: Assessoria de Comunicação MPPA
Fotos: Mariano Pascoal e Alexandre Pacheco