Nesta terça-feira, 11, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por intermédio da 1ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Síntia Quintanilha Bibas Maradei, realizou inspeção institucional na Casa Lar Cordeirinhos de Deus - espaço dedicado ao acolhimento de crianças na capital. Além da PJ, a equipe incluiu a assessora ministerial Marcela Toppino, a assistente social Sandra Rodrigues, o pedagogo Luis Pina e a psicologa Thais Costa.
A visita teve como objetivo avaliar as condições de bem-estar e cuidado oferecidas às crianças acolhidas na instituição. A reunião na Casa Lar Cordeirinho de Deus contou com a presença da presidente Noemi Rodrigues, da assistente social Waleria Peres e da equipe técnica da instituição, bem como do atual presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Arthur Houat. A pedido da promotora de justiça, ele averigou as necessidades, peculiaridades e demandas do local - o que rendeu a assunção de compromissos e início de tratativas para garantir a proteção integral e o melhor interesse das crianças acolhidas.
As inspeções fazem parte das várias atividades que as Promotorias da Infância e Juventude de Belém realizam em entidades de acolhimento voltadas para as crianças e adolescentes. Além de fiscalizar a regularidade, as ações visam a assegurar que sejam respeitados e garantidos todos os direitos e necessidades dos acolhidos.
Para a promotora de justiça Sintia Maradei, é indispensável e de grande relevância a presença constante do Ministério Público nessas instituições. "Além de presenciar as condições dos acolhimentos, [a inspeção] garante o compromisso do MPPA com a proteção e cuidado relevantes para o futuro das gerações", argumentou.
Fonte e reprodução Texto e Foto: PJ da Infância e Juventude de Belém com edição de Ascom/MPPA