Nesta segunda-feira, 27, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) através da 1ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude (PJIJ) de Belém, com acumulação também pela 3ª PJIJ, Sintia Quintanilha Bibas Maradei, participou de mesa com o tema “Adoções necessárias e o SNA” durante o I Encontro Comemorativo ao Dia Nacional da Adoção, realizado pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém em parceria com a Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA). O evento faz parte do projeto “Conhecer para Adotar”.
A mesa de abertura do evento contou com a presença da promotora de justiça Sintia Maradei, da desembargadora e diretora-geral da EJPA, Célia Regina de Lima Pinheiro; do desembargador e corregedor-geral de justiça do Poder Judiciário do Pará, José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior; da juíza titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Rubilene Silva Rosário; e da deputada Ana Cunha.
A palestra abordou a chamada “adoção necessária”, que se refere a crianças maiores de 3 anos e adolescentes, bem como crianças com problemas de saúde e irmãos que estão disponíveis para adoção. Esses perfis são menos procurados pelos pretendentes à adoção, e a apresentação destacou os desafios desse processo.
Também na mesa-redonda, presidida pela analista da Corregedoria Geral de Justiça do TJPA, Patrícia Yokoama, estiveram a psicóloga do MPPA Thais Costa, o advogado Mestre Willibald Quintanilha Bibas Netto, e o pós-doutor Gutemberg Guerra.
O evento contou com a participação da comunidade em geral, juízes(as), servidores(as) do TJPA, promotores(as) de Justiça, defensores(as) públicos(as), advogados(as), conselheiros(as) tutelares, comissários(as) da infância, agentes de proteção da infância e estudantes e Professores.
Durante o evento, a promotora de Justiça Sintia Maradei e outros participantes receberam o certificado de Amigo da Criança e do Adolescente de Belém, por sua participação no Projeto "Conhecer para Adotar".
Um dos convidados presentes foi o Prof. Ruy Martins um grande apoiador das filantropias e defensor dos direitos das crianças, jovens e adolescentes, e foi certificado por sua participação.
Na imagem: Dra. Rubilene Silva Rosário Juíza titular da 1ª Vara da Infância / Sintia Quintanilha Bibas Maradei 1ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude / Willibald Quintanilha Bibas Netto Advogado Mestre / Prof. Ruy Martins
Texto e fotos: 1ª e 3ª PJ Infância e Juventude de Belém