Governador e o único reeleito em primeiro turno e o mais votado do país com 70,41% dos votos.
O governador reeleito no último pleito estadual, Helder Zahluth Barbalho e a vice-governadora eleita Hana Ghassan, tomaram posse nos seus respectivos cargos na manhã deste domingo (01/01), na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na capital paraense, em Belém. O evento reuniu familiares dos empossados, deputados e autoridades estaduais, federais, além de convidados e a população.
Em seu discurso, Helder Barbalho ressaltou compromisso com desenvolvimento socioeconômico do Pará, em especial, com as áreas de educação, meio ambiente, infraestrutura, saúde e segurança pública.
O governador relembrou que encontrou o Estado com um déficit de R$ 1,5 bilhão e que foi necessário reorganizar as contas públicas recebendo Nota A do Tesouro Nacional.
“Sempre orientei que saúde fiscal não pode representar sacrifício para sociedade. Tem que ser instrumento alavancador para o Estado entregar o que propõe. Estamos entregando o primeiro mandato com investimentos recordes da ordem de R$ 12 bilhões em investimentos, o que significa 16% de nosso orçamento”, ressaltou Helder Barbalho, governador do Estado.
Helder Barbalho relembrou que em sua gestão o Estado entregou seis hospitais regionais, 3 policlínicas, 117 escolas novas ou reconstruídas e que está avançando em uma parceria com os municípios para construção de 150 novas escolas de ensino infantil.
Na segurança pública, Helder ponderou que o Estado investiu em servidores com a realização de concursos públicos que reforçaram a máquina com 7 mil novos servidores, além de investimentos em equipamentos e tecnologias. “Viramos referência e alcançamos 48% redução dos índices violentos letais”, analisou.
“Além das ações repressivas, em paralelo, avançamos com a Usina da Paz que está transformando a realidade social. Solucionar as causas e não apenas amenizar seus efeitos. Já montamos oito Usinas e a próxima vamos entregar no aniversário de Belém. Estamos com uma meta ousada de levar o projeto para 40 municípios em diferentes regiões do Estado”, anunciou o governador.
Fonte: Agencia Pará
Por Leonardo Nunes (SECOM)
Fotos: Marco Santos / Bruno Cecim / Rodrigo Pinheiro / Alex Ribeiro - Ag.Pará