Este ano o “Rabo do Peru” completará 28 anos.
Após dois anos sem desfilar, o tradicional bloco carnavalesco Rabo do Peru voltará às ruas de Icoaraci este ano. Na mais recente apresentação, em 2020, ano em que começou a pandemia, o bloco reuniu 200 mil foliões.
O “Rabo do Peru” sempre desfila na Quarta-Feira de Cinzas, dia em que foi criado e que, neste ano, será em 22 de fevereiro. E o lançamento oficial da edição 2023 do bloco carnavalesco ocorreu neste domingo (22), na sede da Asalp (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará), no bairro Coqueiro, em Ananindeua.
A programação também marcou o aniversário de 69 anos de idade do fundador do bloco, Marcos Moraes. Este ano, o bloco desfilará como parte da programação de carnaval da prefeitura de Belém e, por isso, mudou o trajeto.
No dia do desfile, a programação do bloco começa às 12 horas, com a também tradicional distribuição de um sopão de mocotó. É o “Sopão do Peru”. “Levanta todo mundo. Tem que tomar sentado que é para não cair”, brincou Marcos Moraes.
O tema do desfile deste ano é “Creio que dias melhores virão”. “Vamos mudar o trajeto por solicitação da Prefeitura Municipal de Belém e dos órgãos de segurança. O ‘Rabo do Peru’ vai sair da Soledade, vai subir a Quarta Rua, que é a 15 de Agosto, e vai direto. Começa o desfile oficial no canto da Berredos com a 15 de Agosto e segue até a Pimenta Bueno”.
Depois da dispersão, bloco não participa de nenhum outro evento
“O Rabo do Peru encerra seu desfile precisamente às 18h30. Não excedemos esse horário. E, depois da dispersão, o bloco não faz e nem participa de nenhum outro evento em Icoaraci e nem em outro local”, afirmou Marcos Moraes.
Por - Ruy Martins ( Coordenador de Marketing Bloco do Peru )
Fonte: O Liberal (Dilson Pimentel)