Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através das Promotoras de Justiça da Infância e Juventude Síntia Nonata Quintanilha Bibas Maradei e Ioná Silva de Sousa Nunes, participou, nos dias 11 e 12 de março, do Seminário “Formar para Proteger - Faço parte da rede!”, evento realizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDAC) em parceria com o Conselho Tutelar de Belém, Fundação Guamá e Fundação Papa João XXIII. A programação do evento segue até o dia 14 de março, no auditório do Fórum Cível de Belém.
Participaram também do seminário as técnicas Sandra Rodrigues e Cristina Romeiro da Promotoria da Infância e Juventude do MPPA.
O seminário foi composto por quatro eixos de apresentações temáticas referentes à atuação dos órgãos e instituições parceiras sobre o tema do evento, que tem como objetivo principal oferecer capacitação aos conselheiros tutelares, além de unificar interinstitucionalmente órgãos que lutam contra a violência que atinge crianças e adolescentes.
A promotora de justiça da Infância Síntia Nonata Quintanilha Bibas Maradei, foi chamada para realizar a abertura do evento e após compôs a mesa de abertura no dia 11 de março, que contou com pronunciamentos da juíza titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém, e auxiliar da Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), Juiza Rubilene Silva Rosário, além do juiz da 3ª Vara de Infância e Juventude de Belém Vanderley de Oliveira Silva.
Estiveram presentes também a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) Rita Dias, a educadora Araceli Lemos, titular da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), Adriano Mendes, secretário de Direitos Humanos de Belém, Muller Maia Vieira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condac) entre outras autoridades.
Reprodução: Ministério Público do Estado do Pará
Texto: Bianca Galhardo, Ascom/MPPA
Fotos: PJ da Infância e Juventude