O Dia do Garçom é comemorado anualmente em 11 de agosto.
Esta data celebra a atividade de um dos profissionais mais adorados ou “odiados” dos restaurantes. Os garçons e garçonetes são as figuras responsáveis pelo bom atendimento e agilidade no serviço de qualquer restaurante.
As pessoas que servem os clientes são peças fundamentais, assim como os membros da cozinha, para tornar um estabelecimento famoso e de qualidade.
Muitas vezes com atendimentos personalizados, os garçons acabam se transformando praticamente em personagens "folclóricos" da história de um bairro, comunidade ou mesmo cidade.
Profissão antiga
O ato de servir ao outro existe desde a Antiguidade, quando guerrilheiros perdiam uma batalha e como tradição, tinham que servir os seus oponentes, ou quando escravos serviam aos seus senhores.
Posteriormente, na Idade Moderna, o conceito de servidão foi sendo alterado, criando-se uma cultura de hospitalidade. Foi nesse processo de mudança que nasceram os primeiros restaurantes, na França.
O primeiro estabelecimento foi criado em 1765, por um empresário conhecido como Boulanger, que anunciou sopas restauradoras (bouillon restaurant, em francês) para o estômago. Daí o surgimento do termo restaurante.
Foi somente na Idade Contemporânea, época da Revolução Industrial, que o ato de servir foi considerado uma forma de prestação de serviços, ou seja, esses profissionais eram vistos como funcionários.
Origem do nome Garçom
Assim como o restaurante, a origem do nome garçom também se deve ao fato do primeiro estabelecimento criado em 1765, em Paris, na França.
Como a demanda para servir as sopas restauradoras foi enorme, o empresário precisou contratar jovens para ajudar a servir. Os clientes, quando precisavam de algo, os chamavam de “garçon”, que significa rapaz ou menino na língua francesa.
Já os estrangeiros que frequentavam os estabelecimentos acreditavam que a palavra designava a profissão, e com isso, adotaram o nome, como no caso do Brasil, cuja terminologia foi adaptada para a língua portuguesa, transformando-se em “garçom”, com m no final e trazendo como significado, segundo o dicionário Michaelis, “empregado que serve em bar, café, restaurante, recepções etc.”
A palavra “garçonete” também está relacionada ao francês. Isso porque a terminação “ette” no idioma europeu é utilizada para compor o feminino em algumas palavras.
Os 10% do Garçom: Pagá-los ou não?
Essa pequena gratificação como forma de retribuir a quem prestou algum serviço, é quase que uma obrigação social em alguns países, como França e Estados Unidos, sendo considerado como falta de educação alguém que não oferece uma gorjeta pelo bom atendimento recebido.
No Brasil, qualquer estabelecimento pode cobrar taxa de serviço, contanto que seja informado previamente ao cliente. Os 10% do valor extra são incluídos na conta final, porém, não existe obrigatoriedade do pagamento. Ou seja, o consumidor pode pedir para ser retirado a taxa caso não fique contente com o serviço prestado.
Gorjeta
Nada mais justo que recompensar com o pagamento da taxa de serviço, não é mesmo? Além de ser um dinheiro extra para eles, é uma ótima forma de demonstrar que você ficou contente pelo bom atendimento.
Retorno ao estabelecimento
Se tornar um “freguês” do local também é uma excelente maneira para mostrar o quanto você ficou feliz com o serviço prestado do garçom.
Respeito
Apesar de ser uma profissão antiga, os garçons ainda sofrem um pouco de preconceito. Essa é uma classe trabalhadora que aos poucos vem buscando seu espaço, com direitos trabalhistas, melhor remuneração, criação de sindicatos, reconhecimento, etc. E assim como outros profissionais, atuam de forma digna e com muito esforço, por isso, é essencial tratá-los de forma respeitosa.
Conclusão
O dia 11 de agosto é uma data importante para homenagear uma das profissões mais tradicionais e antigas do mundo: o garçom.
A origem da celebração tem relação com o Dia do Advogado e o Dia da Pendura, em que estudantes de direito, para comemorarem seu dia, consumiam bebida e comida em bares e restaurantes e não pagavam a conta. Apenas a gorjeta do garçom era mantida.
Esses profissionais podem atuar em áreas como bares, cafés e restaurantes ou até mesmo em eventos, como aniversários, formaturas, casamentos, conferências, etc. São apaixonados pelo ato de servir e agradar o consumidor, além de serem figuras fundamentais para o bom funcionamento de um estabelecimento.
Cashme